Eixo 8. Educação e políticas educacionais

SEMINÁRIO AMÉRICA LATINA: CULTURA, HISTÓRIA E POLÍTICA

UBERLÂNDIA, 16 A 18 DE OUTUBRO DE 2017

2ª EDIÇÃO

ISSN: 2447-0678

8. Educação e políticas educacionais
1. A temática “América Latina” na proposta da Base Nacional Comum Curricular em Geografia: críticas e possibilidades – Gabriel Pinto de BairroNatanael Felipe de Paula Filho
2. Avaliação e as relações étnico-raciais: qual o objetivo de seu conhecimento? – Siméia de Nazaré Lopes
3. Colonialidade do Saber no Ensino de Filosofia: Um estudo em duas Universidades Públicas da Amazônia Brasileira – Sulivan Ferreira de Souza
4. DEcolonialidade e novas formas de educação indígena – Cainã Queiroz Silva
5. DESIGUALDADE SOCIAL E POBREZA NO ENSINO SUPERIOR: as políticas de acesso e permanência nas IFES da região Norte do Brasil – JOSE WILSON RODRIGUES DE MELO
6. EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMÉRICA LATINA: um olhar para as reformas e perspectivas – Fátima Almeida Barauna e Salustiano Ferreira da Luz
7. Educação e povos indígenas na América Latina: um breve panorama – Ranna Iara de Pinho Chaves Almeida
8. ENTRE O IDEAL, O LEGAL E O REAL: ENSAIO SOBRE A RELEVÂNCIA DA AÇÃO DOCENTE – Aluísio Brandão e Lidiane Aparecida Alves
9. Espaço-Escolar nas Recomendações da Unesco-ONU para América Latina – Gerardo Andres Machuca Tellez
10. Memórias (re)veladas: a Lei 10.639/2003 e as possibilidades no ensino de História e Cultura AfroBrasileira – Maria Rita de Jesus Barbosa
11. O LUGAR DA JUVENTUDE DE ORIGEM POPULAR NO PROEJA: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOCENTE NO IFBA CAMPUS SANTO AMARO – Ana Paula Santos Vasconcelos e Suélen Gonçalves Paixão da Silva
12. O uso de Modelos Diplomáticos na Politização Latino-americana – Clara Pinto da Silva Couto e Marina Cabada Polydoro